MATÉRIAPRIMA


Novidades | Apostas | Distribuição | Mailing List | Eventos | Contactos | English |


PRIMA / VERA

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

A fusão entre artistas sonoros e visuais foi o mote do desafio proposto pela galeria Vera Cortês e a
Matéria Prima responde com uma mostra do seu catálogo que priveligia a contaminação dos vários
universos criativos, centrando esta mostra no suporte vinil.

A relação entre os sons e as imagens é já longa na história da arte. Mais recente,
é a colaboração entre artistas visuais e músicos na tarefa de apresentar um “objecto” mais estimulante.
Inolvidável é o facto de que novas razões estão a surgir para aumentar o valor de uma edição sonora e
muitas dessas razões estão impressas nas capas que apresentam a música. Em Fevereiro do ano
passado a tela de Gerhard Richter (Kerze), que figurou num dos mais famosos discos dos Sonic Youth
(Daydream Nation), foi a leilão e atingiu o extraordinário valor de 7.1 milhões de libras. Este é um dos
casos em que se pode sublinhar a feliz colaboração entre dois géneros criativos. Nem sempre a
indústria discográfica teve esta percepção e depois de algumas duplas bem sucedidas, como as
mediáticas Andy Warhol/Velvet Underground, Raymond Pettibon/Black Flag e Sonic Youth, Robert
Rauschenberg/Talking Heads e mais recentemente Banksy/Blur, assistimos actualmente a um rico
ambiente de trabalho onde novas editoras surgem como plataformas de experimentação e consequente
divulgação, permitindo-nos disfrutar de um equilíbrio quase perfeito nesta colaboração de meios que
envolvem música, ilustração, pintura, fotografia, serigrafia, gravura, etc.

Nesta primeira colaboração destacamos Christian Marclay, como um bom exemplo das relações que se
podem experimentar entre diferentes meios criativos, o próprio processo dá origem a imagens que
figuram nas capas das edições em vinil – ex: Guitar Drag (Neon Records 2006) Ghost I Don’t Live
Today (Eight & Zero 2007) ou impressas no vinil Record Without a Cover (Locus Solus 1999). Mais do
que um elemento decorativo independente, a imagem passa a ser uma introdução e tenta ilustrar da
melhor forma a proposta do músico.

Em todo o espectro da criação musical, multiplicaram-se os valores e as oportunidades bastando para
isso uma consciência estética e alguma coragem capazes de seduzir outro tipo de público. Alguns
nomes tornaram-se essenciais e um bom número de editoras independentes a perfeita plataforma de
experimentação, dedicando muito do seu tempo à divulgação de novos factores criativos.

Os mais variados exemplos estão disponíveis para todos os gostos e até editoras orientadas para a
cultura de dança como a DIAL, associam cada uma das suas edições a artistas mais ou menos
estabelecidos no mercado, sendo exemplo as colaborações com David Lieske, Madelon Vriesendorp,
Sergej Jensen, Alexander Richter, Jan Timme, Cosima von Bonin, Dirk Stewen, Heji Shin, John Stezaker,
Anna Möller.

Mais longe vai a editora alemã EN/OF que assume o duplo carácter nas suas propostas e além de editar
um disco, inclui nas suas limitadas edições (100 exemplares) uma peça de um artista visual. É um jogo
sensorial apenas acessível aos mais afortunados e que com a devida atenção pode enriquecer uma
colecção com criações exclusivas de Liam Gillick/Ekkehard Ehlers & Joseph Suchy, Olafur
Eliasson/Heimir Björgúlfsson, Tobias Rehberger/Stephan Mathieu, David Shrigley/David Grubbs,
Carsten Nicolai/Alva Noto, Tacita Dean/Text of Light, Sarah Morris/Jan Jelinek,
Dan Graham/Mirror/Dash, Stan Douglas/Tim Hecker, entre outros.

São portanto muitas as escolhas que se podem fazer sendo quase impossível apresentar todos os
essenciais, mas devemos ainda sublinhar editoras como a EVENTUELL e a RASTER-NOTON, artistas
como Goodiepal e Wolfgang Mueller. Julga-se no entanto cada vez mais urgente valorizar os esforços,
para que esta arte da colaboração atinja o merecido nível cultural presente nas diferentes artes
representativas e performativas.


Novidades | Apostas | Distribuição | Mailing List | Eventos | Contactos | English |